Entrega da Medalha de Honra ao Mérito “Francisco José Dutra”, outorgada ao ilustríssimo Sr. José Francisco Lopes

Postado 10, May 2024.

No dia 14 de outubro, durante a Sessão Solene, a Câmara Municipal procedeu a entrega da Medalha de Honra ao Mérito “Francisco José Dutra”, outorgada ao Ilustríssimo Senhor José Francisco Lopes, pelos relevantes serviços prestados ao nosso município.

José Francisco Lopes é natural de Ipameri, nascido aos 30 de outubro de 1932. Engenheiro Aeronáutico pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA, no ano de 1958. Engenheiro de Segurança do Trabalho no ano de 1975. Piloto Civil da Ativa desde 1949. Formado pelo Aeroclube de Ipameri. Atualmente CEO Advel Tecnologia e Comércio Ltda. Sócio Diretor da INNOFERM Tecnologia Ltda. Possui as patentes Metal Restoration USPatent 5.012.800 – 1991; Restauração metálica PI 8900 1729 – 1994 e Novo Caminho de fermentação do Etanol, nº PCT/BR2013/000267 – 2012. De 1954 a 1975 teve como principais serviços o Anteprojeto do Avião Bandeirantes; Gerente da ferramenteira do Brasinca Indústria Nacional de Carrocerias de aço; Gerente da Fábrica de montagens de Caminhões da Chrysler Coorporation do Brasil. Nesse mesmo período, a JF Lopes Engenharia atuou na área militar como: Caixa diferencial inter-diferenciais para os caminhões militares 4x4 para TRANASA ENGESA – 1968; Desenvolvimento de projéteis em aço ao carbono de munição 50 polegadas para IMBEL – 1975; Anteprojeto do canhão de longo alcance de 12 polegadas para a IMBEL – 1975; Simulação da destruição da barragem de Itaipu – 1983.

Principais obras de 1975 até hoje, com as empresas próprias: - Aplicação da USPatent nº 5.012.800, em componentes de equipamentos pesados JF Lopes Engenharia; Advel Tecnologia e Comercio Ltda e Advel Power Service Ltda, nas áreas de Petróleo, Nuclear, Usinas Hidroelétricas, Minerações, Cimento e Cal, Celulose e papel, Pontes, Ferrovias, Forjarias e Siderúrgicas e Açúcar e álcool.