História da Câmara

O Ato histórico, de número 446 de 12 de setembro de 1870 restabeleceu a Vila de Entre Rios foi sancionado pelo então governador da Província de Goiás Ernesto Augusto Pereira.

A primeira legislatura instalada no foi no ano de 1873, desde quando o Município passou a ter as leis de acordo com as necessidades de seu povo e sua época .

Em 1988, com a nova Constituição Federativa do Brasil, os Municípios que eram regidos por uma única Constituição elaborada para todos os municípios do Estado, conquistou o direito de elaborar a sua própria Lei Orgânica que em consonância com a legislação superior, pôde legislar as especificidades e particularidades de cada Município.

Assim, a Câmara Constituinte de Ipameri, promulgou no dia 31 de março de 1990, a sua Lei Orgânica do Município. (Vereadores do período)

Em 24 de agosto de 1993 os Vereadores que então compunham a edilidade elaboraram a Resolução que fez a Autonomia Financeira da Câmara, passando a gerir ela própria suas previsões e despesas, bem como a escrituração contábil. (Vereadores do período)

Até o ano de 1997 a Câmara Municipal se instalava na cidade em prédios alugados. Após a construção do Palácio Municipal Entre Rios, a Municipalidade cedeu o edifício Dr Gomes da Frota para sede própria da Casa Legislativa.

Em 1998 a Câmara instalou o primeiro Micro Computador para os serviços gerais que até então eram realizados com máquinas de datilografia, conforme mostram os documentos.

O Edifício Gomes da Frota iniciou sua reforma no ano de 1998 e veio conclui-la no ano de 2002. A referida reforma em acatamento à Lei de Tombamento do edifício, não fez nenhuma descaracterização na sua arquitetura externa, tendo contudo feito excelente aproveitamento do espaço físico interno que hoje agasalha o Poder Legislativo ao nível de suas atividades e responsabilidades.

Muitos dados históricos estão nos conteúdos deste site inaugurado na data de 11 de setembro de 2003, legislatura sob a Presidência da Vereadora Patrícia Guimarães que, juntamente com seus pares, inauguram também a Biblioteca Jurídico-Legislativa informatizada (Virtual e Física).