Moção em comemoração ao Dia do Ferroviário

Postado 12, May 2024.

<p>\r\n O Dia do Ferrovi&aacute;rio remete a uma hist&oacute;ria que come&ccedil;ou no dia 30 de abril de 1854, quando foi inaugurada a Imperial Companhia de Navega&ccedil;&atilde;o a Vapor e Estrada de Ferro de Petr&oacute;polis, conhecida como &ldquo;Estrada de Ferro de Mau&aacute;&rdquo;, a primeira ferrovia em solo brasileiro. O trajeto, de 14,5 km, ligava o Porto de Mau&aacute;, na Ba&iacute;a de Guanabara, &agrave; Serra da Estrela, em Petr&oacute;polis-RJ.</p>\r\n<p>\r\n A cidade de Ipameri situa-se no Sudeste Goiano, possuindo uma localiza&ccedil;&atilde;o privilegiada, pois &eacute; ponto de conflu&ecirc;ncia de rodovias (GOs: 330 e 307; e BR 490) e a Ferrovia Centro Atl&acirc;ntica (FCA), antiga Estrada de Ferro Centro-Oeste (EFCO). A malha rodoferrovi&aacute;ria permite a liga&ccedil;&atilde;o da cidade com a capital do Estado, Goi&acirc;nia; com a capital do pa&iacute;s, Bras&iacute;lia; com a cidade de Catal&atilde;o e com o Tri&acirc;ngulo Mineiro.</p>\r\n<p>\r\n Desde ent&atilde;o, as estradas de ferro e seus trabalhadores se tornaram muito importantes para o desenvolvimento do pa&iacute;s. A hist&oacute;ria do Brasil, em diversos sentidos, caminhou sobre os trilhos dos trens, puxada pelas locomotivas.</p>\r\n<p>\r\n Assim, falar da cidade de Ipameri seria tamb&eacute;m falar da Ferrovia. A Estrada de Ferro Goi&aacute;s chega a Ipameri em 1913, como um prolongamento da linha Mogiana. A partir da&iacute; ocorrem mudan&ccedil;as significativas na economia do Estado, que antes servido apenas pelo lombo do boi, passa a contar com o que fora considerado, em todo o mundo, como s&iacute;mbolo da modernidade no s&eacute;culo XIX e in&iacute;cio do s&eacute;culo XX.</p>\r\n<p>\r\n A Estrada de Ferro Goi&aacute;s chega em terras goianas no in&iacute;cio do s&eacute;culo XIX como resultado de um projeto iniciado no final do Imp&eacute;rio, para ligar Goi&aacute;s aos Estados do Rio de Janeiro e S&atilde;o Paulo. Atrav&eacute;s do Decreto n&deg; 862 de 16 de outubro de 1880 &eacute; concedida &agrave; Estrada de Ferro Mogiana, localizada a oeste de Minas, o direito de prolongar seus trilhos de Jaragu&aacute; e Perd&otilde;es at&eacute; Catal&atilde;o-GO.</p>\r\n<p>\r\n Entretanto, os trilhos da Estrada de Ferro Goi&aacute;s s&oacute; chegam a Goi&acirc;nia, capital do Estado, nos anos cinquenta. Assim, a empresa faz o trajeto Araguari-Goi&acirc;nia, tendo como ponto de entroncamento com a Mogiana a cidade de Araguari. Apresenta, ainda, outros pontos de entroncamento: na cidade de Goiandira com a Estrada de Ferro Oeste de Minas e na regi&atilde;o conhecida como Roncador, localizada no munic&iacute;pio de Ipameri, ligando-se &agrave; cidade de Bras&iacute;lia. Apenas, portanto, na d&eacute;cada de 1950 a Estrada de Ferro Goi&aacute;s atingiu seu ponto terminal.</p>\r\n<p>\r\n Apesar das v&aacute;rias transforma&ccedil;&otilde;es e moderniza&ccedil;&otilde;es que ocorreram na espacialidade urbana de Ipameri, a cidade ainda continuava com caracter&iacute;sticas rurais e com tranquilas rotinas. Este aspecto era um dos fatores que atra&iacute;ram migrantes e imigrantes de v&aacute;rias partes do pa&iacute;s e do mundo.</p>\r\n<p>\r\n Os imigrantes adentraram o Estado de Goi&aacute;s no in&iacute;cio do s&eacute;culo XX, atrav&eacute;s da constru&ccedil;&atilde;o da estrada de ferro. Em Ipameri a ferrovia chegou ao munic&iacute;pio no in&iacute;cio da d&eacute;cada de 1910, trazendo os imigrantes. Estes forneceram &agrave; cidade n&atilde;o apenas m&atilde;o-de-obra, mas tamb&eacute;m, conhecimentos t&eacute;cnicos de fabrica&ccedil;&atilde;o de produtos, possibilitando que, nos anos posteriores, os mesmos se tornassem grandes empres&aacute;rios, comerciantes, fazendeiros expandindo a economia ipamerina e a goiana.</p>\r\n<p>\r\n Ipameri &eacute; uma cidade com DNA ferrovi&aacute;rio. Os ferrovi&aacute;rios da Ferrovia Goyas deram e continuam dando contribui&ccedil;&otilde;es significativas para o desenvolvimento da cidade e tamb&eacute;m para a manuten&ccedil;&atilde;o e afirma&ccedil;&atilde;o dos direitos dos trabalhadores do pa&iacute;s.</p>\r\n<p>\r\n Mesmo frente &agrave;s dificuldades presentes, temos sim o que comemorar. Comemoramos a capacidade de resistir e lutar desta categoria, que aprendeu em anos de muitas lutas a transformar as adversidades em vantagens. Estamos vivos e conscientes de nosso papel hist&oacute;rico.</p>\r\n<p>\r\n &Eacute; por conta de toda sua bela hist&oacute;ria que as ferrovias merecem lugar de destaque no passado, presente e futuro do pa&iacute;s e, principalmente do nosso munic&iacute;pio.</p>\r\n<p>\r\n <a href="http://www.camaraipameri.go.gov.br/files/posts/2015/73/0082015-mocao_ferroviarios.pdf" style="padding:5px;background:#DDD;display:inline-block">CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR &nbsp;O DOCUMENTO COMPLETO</a></p>

Manifestar-se

Registrar manifestação para reclamação, sugestão ou elogio sobre estas informações. Para informações adicionais, registrar pedido de informação.

Usamos cookies para melhorar os nossos serviços
Leia mais sobre como usamos cookies e como você pode configurá-los.